Página inicial > Notícias > Oficina realizada na Fábrica de Ideias marca a conclusão do Curso de Formação

Oficina realizada na Fábrica de Ideias marca a conclusão do Curso de Formação

Publicado: Quinta, 11 de Maio de 2017, 14h32 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2017, 13h28

No último sábado, dia 06 de maio, aconteceu a Oficina Síntese que concluiu as atividades do Curso de Formação de Mediadores dos Espaços de Ciência de Vitória, realizado pelo Cefor/Ifes.

O evento, organizado pelas professoras Graça Lobino e Livia Scheiner, coordenadoras do curso, contou com a presença do pró-reitor de extensão do Ifes, professsor Renato Tannure, dos professores do curso de física do Ifes Cariacica, Clayton Kenup e Luiz Otávio Buffon, além dos representantes da Secretaria Municipal de Educação de Vitória, os professores José Arlon da Silva e Roberta Gasparini.

Durante a reunião, os alunos que são bolsistas do Ifes e atuam nos espaços de Ciência de Vitória (Escola da Física, Escola da Ciência, Biologia e História, Praça da Ciência e Planetário de Vitória) tiveram a oportunidade de apresentar suas apropriações e sua avaliação do processo formativo, contribuindo assim para adensar a reflexão sobre a importância daqueles espaços na dinâmica socioambiental da Grande Vitória.

O curso teve início em fevereiro deste ano e seguiu a mesma metodologia aplicada no Projeto Alfabetização Científica, desenvolvido pelo Ifes em parceria com a PMV desde 2015. Por meio de oficinas temáticas, a primeira delas ocorrida no Parque da Fonte Grande, em Vitória, os alunos discutiram o conceito de ambiente como totalidade, evidenciando as belezas e contradições da cidade e do seu entorno. As oficinas seguintes foram realizadas em cada um dos Centros de Ciência da capital, onde os alunos foram chamados a assumir o protagonismo, apresentando aos demais participantes o potencial e as dificuldades encontradas nos espaços.

A conclusão do curso na Fábrica de Ideias foi oportuna, uma vez que futuramente o espaço vai abrigar o Museu de Ciência e Tecnologia do Ifes. Ao final, foi aberta uma mesa de debates e depoimentos sobre as experiências adquiridas durante o curso e todos participaram de maneira propositiva.

Foto 1: Aluna apresenta trabalho durante a oficina

CAM01291

Foto 2: Na mesa ao centro, o pró-reitor de extensão do Ifes, Renato Tannuere e as coordenadoras e professoras do Cefor, Livia  Scheiner e Graça Lobino.

CAM01299

Foto 3: Grupo de alunos apresenta trabalho

CAM01334

Foto4: Participação dos professores do Ifes e de representantes da Prefeitura Municipal de Vitória na oficina.

CAM01341

Saiba mais: