Página inicial > Notícias > Projeto de Pesquisa e Extensão e sua relação com a cidade.

Projeto de Pesquisa e Extensão e sua relação com a cidade.

Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 17h40 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2017, 13h23

O Curso de Formação de agentes socioambientais locais no âmbito do projeto de extensão "Alfabetização Científica no contexto da Cidadania Socioambiental na cidade de Vitória/ACSS" faz parte de um Termo de Cooperação Técnica entre IFES/PMV e SECTTI. Seu objetivo é formar eco-educadores para territórios sustentáveis no âmbito da Educação Formal e Não Formal, ou seja, estabelecer diálogos entre as escolas e o território onde a escola se insere.

Em 2013 foram realizadas 9 oficinas numa escola de São Pedro. Em 2014, realizou-se 8 oficinas na mesma cidade e em 2015 o estudo foi desenvolvido na Escola da UFES. Em ambas as escolas e nos espaços da cidade, foram realizadas pesquisas pesquisas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat e pelo mestrado em Ensino de Humanidades.

Para 2016, foram programadas 9 oficinas a serem realizadas na cidade de Vitória, sendo 3 delas para o período 2016/1. Obedecendo ao itinerário denominado Rota do Conhecimento, iniciou-se no Planetário da Ufes; seguindo para a Escola de Biologia e História (no Tancredão); e Parque da Fonte Grande, ponto mais alto da capital. Onde se desenvolveu a oficina “Olhar sobre/com a cidade: suas belezas e contradições”.

Em agosto, o curso desceu a Fonte Grande e parou no centro da Cidade de Vitória, realizando as oficinas:" Que Vitória é essa?" e " Descobrindo a Física no Parque", em 27 de agosto. No dia 3 de setembro, na Pedra da Cebola, aconteceu a oficina "Plantas Medicinais: do resgate cultural à saúde ambiental". E, no dia 17 de setembro, "Aula de campo no manguezal e Culturas e Memórias com as paneleiras de Goiabeiras".

Até o final de 2016 estão previstas mais 4 oficinas, culminando com um projeto de intervenção no território relacionado com a atuação profissional ou comunitária do participante.

Como se trata de um projeto de extensão que dialoga com a pesquisa, até final de 2017, teremos três dissertações de mestrado já defendidas com seus referidos produtos. No início de 2018 serão mais oito dissertações, muitas delas com contribuições nas políticas de educação e de sustentabilidade, via educação ambiental na gestão pública.

Foto1: Abertura das oficinas realizadas em 27 de agosto (Foto: Jairo Santos)

Abertura das oficinas realizadas em 27 de agosto Foto Jairo Santos 2

Foto2: Dr Patricia Merlo (Ufes) ministrando a oficina: "Que Vitória é Essa".

Dr Patricia Merlo Ufes Minitrando Oficina Que Vitória é Essa 2

Foto 3: Grupo de participantes das oficinas realizadas em 27 de agosto. (Foto: Therezinha)

Grupo de participantes das oficinas realizadas em 27 de agosto 2