Página inicial > Notícias > Educação a distância alcança 15% das matrículas no ensino superior

Educação a distância alcança 15% das matrículas no ensino superior

Criado: Quinta, 10 de Novembro de 2011, 15h16 | Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2011, 15h16 | Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2016, 18h40

No dia 5 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados do Censo da Educação Superior de 2010. A educação a distância (EAD) alcançou o índice de 14,6% das matrículas de graduação no ensino superior do Brasil. O número de estudantes em busca do diploma atingiu 6.379.299 alunos em 2.377 instituições de ensino superior, que oferecem 29.507 cursos.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o crescimento da modalidade a distância só não é maior porque o governo está dando "um ritmo" para que a expansão não ocorra com prejuízo da qualidade. "Na década de 90 nós tivemos um crescimento na educação presencial que não estava bem administrado e nós não queremos que o mesmo aconteça com a EAD. O que queremos é um crescimento sustentável".

Segundo ele, o percentual de matrículas na EAD no Brasil pode ser considerado baixo em relação a outros países em que a modalidade responde por mais da metade das matrículas.

As matrículas continuam concentradas (74%) nas instituições privadas, mas houve um crescimento de 12% no número de alunos das escolas públicas. Entre as instituições públicas de ensino superior, as municipais respondem por 1,6% do total das matrículas, as estaduais por 9,4% e as federais por 14,7%.

Haddad destacou que o número de formandos em 2010 (973 mil) é mais que o dobro do registrado em 2001. Também houve crescimento no número de ingressantes das universidades federais, de 143 mil para 302 mil no mesmo período.

No Espírito Santo, a modalidade de Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes também merece destaque. Há 5 anos, quando foi criado o Cead – Centro de Educação a Distância, haviam 320 alunos matriculados. Em 2011, esse número chegou a 2.955, com a oferta de oito cursos, desde o nível técnico até a pós-graduação, vinculados a quatro campi: Campus Cachoeiro – Licenciatura em Informática; Campus Colatina – Técnico em Informática, Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica e Pós-graduação em Gestão Pública Municipal; Campus Serra – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduação em Informática na Educação; Campus Vitória – Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Em 2012, o Ifes passa a oferecer o curso de Licenciatura em Letras Português (campus Vitória) e vai reofertar, pela terceira vez, o curso Técnico em Informática, os quatro cursos de pós-graduação e a graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A previsão de entrada é de aproximadamente 1.300 novos alunos para o próximo ano.

Fontes: