Página inicial > Notícias > Programa Ciência sem Fronteiras oferece bolsa para Tecnólogo Sanduíche no Canadá

Publicado: Quinta, 05 de Janeiro de 2012, 09h21 | Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2016, 18h40

Para dar continuidade às ações do projeto Ciência sem Fronteiras, foi lançado um edital que oferece bolsa para Tecnólogo Sanduíche no Canadá. Para se candidatar, é necessário atender aos requisitos especificados no edital, que incluem a proficiência nas línguas inglesa ou francesa, em nível intermediário, por meio de certificação específica.

Além disso, as candidaturas podem ser feitas por alunos de cursos nas seguintes áreas: Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Produção Industrial, Infraestrutura, Tecnologia de Defesa, Produção Alimentícia, Design de Produto, Recursos Naturais, Tecnologia de Segurança Pública e Saúde.

As inscrições deverão ser feitas no período de 2 a 30 de janeiro, por meio de um formulário que estará disponível no site do Programa Ciência sem Fronteiras. O candidato, também, precisará enviar a documentação descrita no edital. O resultado será divulgado no dia 17 de abril.

A permanência do aluno no país de destino será custeada pelo programa, que também arcará com os custos referentes às taxas escolares, seguro saúde, alojamento e refeições oferecidos pelas instituições canadenses. Serão concedidos auxílios mensais para despesas pessoais e auxílio deslocamento ou passagem aérea. Caso a instituição canadense não ofereça alojamento e refeições, serão pagos os custos das taxas escolares e ainda será concedida bolsa no valor de US$ 870 mensais. Caso desista do curso, o estudante deverá ressarcir o Governo brasileiro.

O intercâmbio será realizado pelo período de 12 meses, sendo três meses para aperfeiçoamento no idioma (inglês ou francês), seis meses dedicados aos estudos em tempo integral e até três meses para estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em indústria, centro de pesquisa ou laboratório da própria instituição de ensino.

Ciência sem Fronteiras

O Governo Federal apresentou, em julho deste ano, o programa “Ciência sem Fronteiras”, que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos.

O programa é coordenado pelo Ministério da Educação - MEC , em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, por meio de suas respectivas instituições de fomento – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Clique aqui para conferir o edital.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Ifes