Página inicial > Notícias > Núcleo de Estudos Afrobrasileiros do Ifes promove seminário

Núcleo de Estudos Afrobrasileiros do Ifes promove seminário

Criado: Terça, 03 de Setembro de 2013, 08h32 | Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2013, 08h32 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

Com a proposta de contribuir para a implementação da Lei 10.639/03, que estabelece o ensino da história e cultura afrobrasileira nas redes de ensino, será promovido, no dia 26 de setembro, o II Seminário de Estudos Africanos e Afrobrasileiros em Educação. A iniciativa, do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros do Ifes (Neab), é voltada especialmente a professores, pedagogos, pesquisadores, gestores e técnicos da educação, como também a alunos e ativistas dos movimentos sociais.

Dentro da programação, que será realizada das 8h às 18h, no Teatro do Ifes, estão três palestras. A primeira, “A Emergência da Liberdade: por uma Filosofia Africana no Brasil”, será proferida por Eduardo David de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia, durante a manhã.

À tarde, Roberto Carlos da Silva Borges, professor da Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais do Cefet – RJ, falará sobre os “Impactos da Lei 10.639/03 na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o avanço dos Neab's e suas ações”. A palestra “A Extensão e o Desenvolvimento Comunitário no Âmbito das Relações Étnico-raciais, da Inclusão e das Diversidades”, de Silvani dos Santos Valentim (Cefet – MG), encerra o evento.

A carga horária total do Seminário será de 8 horas (com emissão de certificado). Na abertura do dia, haverá uma performance artística dos alunos do Ifes, seguida da assinatura do Termo de Entrega de Acervo Bibliográfico na Temática Africanidades e Relações Étnico-raciais à Biblioteca do campus Vitória.

As atividades têm o objetivo de fomentar estudos e pesquisas nas áreas de educação, ciência e tecnologias, na perspectiva afrodescendente nos diversos espaços-tempos nas redes federal, estadual e municipais de ensino do Estado do Espírito Santo.

As inscrições são gratuitas e limitadas.

Confira a programação.

Clique aqui  para preencher o formulário de inscrição.

Fonte: www.ifes.edu.br