Página inicial > Notícias > Reitor do Ifes toma posse em Brasília

Reitor do Ifes toma posse em Brasília

Criado: Quinta, 19 de Setembro de 2013, 12h20 | Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2013, 12h20 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reconduziu o professor Denio Rebello Arantes ao cargo de reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, em cerimônia nesta terça-feira (17), em Brasília. Na ocasião, o ministro empossou o novo reitor do Instituto Federal de Goiás – IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio de Oliveira, elogiou o papel do Espírito Santo no desenvolvimento da educação profissional e a parceria que o Ifes mantém com o Ministério em iniciativas como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. O secretário destacou ainda a expansão do Instituto e o crescimento de número de matrículas, além de ressaltar o aumento das vagas ofertadas pelo Pronatec no Estado.

O reitor do Ifes tomou posse e lembrou que o seu primeiro mandato coincidiu com a criação dos Institutos Federais. “Foi um trabalho intenso de construção dessa instituição, que tinha quatro instituições históricas que conseguiram se unir para formar um único Instituto”.

Em seguida, o novo reitor do Instituto Federal de Goiás foi empossado. Antes de sua fala, o ex-reitor do IFG, Paulo César Pereira, também discursou. O ministro da Educação encerrou a cerimônia destacando a importância da formação profissional e tecnológica para o aumento da produtividade do trabalhador brasileiro e da competitividade da economia. “Não temos como continuar a crescer e gerar empregos se não melhorarmos a capacitação da força de trabalho do Brasil”, afirmou.

Mercadante também ressaltou a importância dos institutos federais na política de desenvolvimento do ensino profissional e tecnológico e na inovação. “Além de formar recursos humanos estratégicos, os institutos federais precisam ter compromisso com a inovação tecnológica. Nós não seremos competitivos sem uma cultura de inovação”, concluiu.

A cerimônia contou com a presença dos diretores-gerais dos campi de Alegre, Maria Valdete Santos Tannure; Piúma, Aldieris Braz Amorim Caprini; São Mateus, Mario Cezar dos Santos Junior; e Venda Nova do Imigrante, Aloísio Carnielli; dos pró-reitores: de Administração, Lezi José Ferreira; de Desenvolvimento Institucional, Ademar Manoel Stange; de Ensino, Araceli Veronica Flores Nardy Ribeiro; de Extensão, Renato Tannure Rotta de Almeida; e de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio Almeida Có; e dos diretores sistêmicos de Pesquisa, André Pires; e de Gestão de Pessoas, Danusa Simon Robers.

Participaram ainda o ouvidor José Maurício Rodrigues; o chefe de gabinete Raoni Schimitt Huapaya; e os representantes do Conselho Superior do Ifes, Patrícia Furno e Marcos Antonio de Almeida Pires. Também estiveram presentes o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, Reinaldo Centoducatte; a senadora Ana Rita e os deputados federais Paulo Foletto, Iriny Lopes, César Colnago e Jorge Silva.

Denio foi eleito em dezembro passado e exercerá mandato de quatro anos à frente da instituição. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União, na edição do dia 4 de setembro de 2013.

O professor é bacharel em física e matemática. Também é mestre em física e cursou doutorado em ciências dos materiais. Ingressou nos quadros do Ifes como professor e exerceu cargos de diretor de ensino e pró-reitor de ensino. Em 2009, foi eleito reitor.

Para ver a galeria de fotos, clique aqui.

Fonte: www.ifes.edu.br, com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Educação – MEC.