Página inicial > Notícias > Ifes organiza eventos na área de educação

Ifes organiza eventos na área de educação

Criado: Sexta, 11 de Outubro de 2013, 13h54 | Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2013, 13h54 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

Como preparação para o processo de Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, a instituição promove, na próxima semana, eventos para debater as funções e práticas educacionais dos Institutos Federais. As atividades visam a discutir a formação de professores e a integração curricular na Educação Profissional.

Para alinhar as propostas de formação de professores no Ifes, uma das atribuições da Rede Federal, será realizado, na quarta-feira (16), um workshop com o objetivo de colaborar na reflexão de propostas e ações futuras para a formação de docentes. O I Workshop de Formação de Professores do Ifes será realizado no Teatro do campus Vitória, das 8h30min às 17 horas.

A programação prevê palestra com a professora Suzana Lanna Burnier Coelho, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Cefet-MG, com o tema “Um panorama atual na formação de professores”.

Também haverá uma mesa-redonda sobre “Currículos e práticas possíveis e necessárias na formação de professores”, com os professores Samira Zaidan, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Sidnei Quezada, do Ifes; Maria Auxiliadora Vilela Paiva, da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes e do Ifes. A mesa será moderada pela professora Edna dos Reis, do Ifes.

Não é necessária inscrição prévia no evento. O workshop tem como público-alvo os membros dos comitês de Planejamento Estratégico dos campi, mas é aberto a toda a comunidade do Ifes, inclusive estudantes. Os participantes receberão certificados após o evento.

Educação Profissional

Também vinculado ao Planejamento Estratégico do Ifes, será realizado, nos dias 17 e 18 de outubro, o I Seminário Intercampi de Formação Pedagógica para docentes e gestores da Educação Profissional, no campus Vitória. O evento é promovido pelo campus em parceria com o Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo – Lagebes, da Ufes.

O evento tem como tema a integração curricular na Educação Profissional e objetiva propiciar espaço de reflexão, pesquisa e debate sobre a integração curricular do ensino técnico com a educação geral nos cursos do Ifes. O seminário é voltado a professores e gestores da Educação Profissional dos campi do Ifes e membros das Comissões Locais de Planejamento Estratégico, mas também é aberto a estudantes e profissionais externos interessados na temática.

A programação do evento contará com estudiosos do campo Trabalho e Educação do Brasil e está dividida em seis conferências e quatro grupos de trabalho, nos quais as interfaces da educação geral com os cursos técnicos serão discutidas de forma mais aprofundadas a partir de experiências concretas.

Podem se inscrever docentes e gestores de Ensino do Ifes e comunidade externa. As inscrições estão abertas para até o dia 15 de outubro, no site: https://telessaude.ifes.edu.br/eventos/. Também é possível se inscrever em um dos GTs disponíveis. Para se inscrever é preciso se cadastrar no site.

Confira a programação:

Quinta-feira (17)

- Manhã (Teatro do campus Vitória)

8h - Cadastramento
    8h30min - Programação Cultural
    9h - Abertura
    9h30min - 1ª Conferência - "Ensino Médio Integrado: da conceituação à operacionalização" – Prof. Marise Nogueira Ramos (ETSJV - Fiocruz)
    Mediação – Prof. Marcelo Lima (Ufes)
    11h - Debate
    12h - Almoço

- Tarde (Teatro do campus Vitória)

13h - 2ª Conferência - "A integração curricular no Proeja" – Prof. Dante Henrique Moura (IFRN);
      Mediação – Prof. Edna Castro Oliveira (Ufes)
      14h30min - Debate
      15h30min - Grupos de Trabalho - "Construindo as Interfaces da educação geral com os cursos técnicos"

Palestra e Debate (Salas de aula e miniauditório)