Página inicial > Notícias > Representantes da Comissão de Acessibilidade na EAD visitam campus no RS

Representantes da Comissão de Acessibilidade na EAD visitam campus no RS

Criado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 11h00 | Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 11h00 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

Dois servidores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participaram de uma visita técnica ao campus Bento Gonçalves, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Elton Vinícius Silva, programador visual do Centro de Educação a Distância (Cead), e Suzana Maria Gotardo Chambela, psicóloga e coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Santa Teresa, estiveram no local nos dias 8 e 9 de outubro. Ambos são da Comissão de Acessibilidade na Educação a Distância (EAD) do Ifes.

O objetivo da visita foi conhecer o trabalho do Napne local e do Projeto de Acessibilidade Virtual (PAV) realizado no campus gaúcho, que é referência em pesquisa, acessibilidade e desenvolvimento de projetos na área. Por meio do PAV, são realizadas pesquisas e publicações de materiais digitais acessíveis, bem como a avaliação de acessibilidade em sítios eletrônicos. Com a visita dos representantes do Ifes, a equipe realizou o teste de acessibilidade no site da EAD do Ifes, apontado problemas e soluções.

Elton conta que foi interessante observar que o IFRS mantém na equipe pessoas com deficiência para colaborarem na produção de ferramentas e pesquisas, ajudando a atender melhor às necessidades. Ele ainda destacou o setor de Tecnologias Assistivas (TA) do campus Bento Gonçalves, que além de contar com diversos itens adquiridos por meio de compras desenvolve produtos visando a diminuição dos custos, além de produzir material informativo.

Suzana e Elton ainda relatam que a visita teve a participação da professora da EAD do IFRS Vera Lúcia Fucks, que é cega e foi aluna de um curso à distância do Ifes. Segundo Suzana, Vera Lúcia fez diversas contribuições quanto à produção dos materiais do curso, de forma a ampliar a acessibilidade, e também elogiou a equipe, a qualidade dos materiais e a organização das páginas eletrônicas.

Fonte: www.ifes.edu.br