Página inicial > Notícias > Ifes encerra primeira etapa do Planejamento Estratégico

Ifes encerra primeira etapa do Planejamento Estratégico

Criado: Segunda, 11 de Novembro de 2013, 17h50 | Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2013, 17h50 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

O Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes concluiu sua primeira etapa na sexta-feira (8), com as capacitações dos membros das Comissões Locais dos campi e da Reitoria.

Foram realizadas quatro capacitações, em diferentes regiões, cada uma com duração de dois dias. Nos dias 5 e 6 de novembro, houve capacitações nos campi Colatina (com os membros das comissões de Aracruz, Centro Serrano, Colatina, Itapina e Santa Teresa) e Nova Venécia (com as comissões de Barra de São Francisco, Linhares, Montanha, Nova Venécia e São Mateus).

Nos dias 7 e 8 de novembro, os treinamentos foram realizados nos campi de Alegre (com os membros das comissões de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Piúma e Venda Nova do Imigrante) e Serra, onde participaram as comissões dos campi Cariacica, Guarapari, Serra, Vila Velha, Vitória e Reitoria.

O consultor Fábio Zimmermann, da GDconsult, fez um balanço positivo da conclusão desta primeira etapa. Ele foi o instrutor das capacitações em Nova Venécia e Serra. “Acho que é natural a ansiedade no início de um trabalho, como vai ser a participação, como é a legitimidade, até que ponto eu posso participar disso ou não. A nossa grande ênfase foi tentar fazer um convite, um convite um pouco mais bem estruturado, de como as pessoas poderiam de forma qualificada participar do processo”, ressaltou.

Para o consultor, foi possível atingir os principais objetivos dessa primeira fase. “Tanto na Serra quanto em Nova Venécia, conseguimos o nosso objetivo: um grupo qualificado para participar do processo e interessado em contribuir”, disse.

Para o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifes, Ademar Stange, o grupo que participou do treinamento no campus Serra está preparado para as demais etapas. “No fechar das atividades, as pessoas, de uma maneira geral, já estavam entendendo bem mais o processo, o que significa fazer o planejamento estratégico nessa modalidade, não aquele processo convencional, chamado Top Down”, destacou.

O pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure, elogiou a participação de pessoas de diferentes campi. Ele esteve presente no treinamento realizado no campus Colatina. “A ação de envolver pessoas em diferentes regiões permite que elas se conheçam e possam conversar sobre suas concepções a respeito da instituição. Com as pessoas misturadas, temos a oportunidade de conhecer gente nova, ouvir sobre outras experiências de servidores que chegaram recentemente ou têm muitos anos de Ifes ou outras instituições públicas. Foi um momento enriquecedor. Creio que deveríamos realizar mais eventos com esse modelo, proporcionando esses encontros”, afirmou.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, defendeu que o Planejamento não trará soluções fechadas para o Instituto, mas é o início de um processo de mudança cultural de longo prazo. E ressaltou a importância das capacitações realizadas regionalmente. “É difícil para todos nós, principalmente numa instituição como a nossa com uma grande quantidade de campi espalhados pelo Estado, mas são momentos muito especiais para juntar todos e mostrar que estamos construindo um projeto comum, uma instituição comum”, destacou.

O reitor frisou também a utilização de um modelo participativo no processo de Planejamento Estratégico do Ifes. "Nós partimos da ideia de que nós estamos construindo uma instituição educacional, que é uma instituição que quer fazer ensino, pesquisa e extensão, por isso a gente tem que fazer uma discussão aberta com o maior número de pessoas, pois somos uma instituição pensante”, falou.

Ele também lembrou que o Planejamento Estratégico deve entrar no dia a dia de cada servidor e aluno do Ifes. E as Comissões Locais têm a tarefa de serem multiplicadores do Planejamento nos campi. "As comissões não vão realizar o planejamento, mas são os porta-vozes dele e, por isso, os membros estão recebendo essa capacitação”, afirmou o reitor.

A pró-reitoria de Ensino, Araceli Ribeiro, participou da capacitação em Nova Venécia. Lá, os participantes discutiram sobre a necessidade de realizar debates localmente. “Ao final do treinamento, o instrutor construiu um documento reduzido para a gente preencher após uma reunião com os pares. Cada comissão que estava na capacitação vai preencher e enviar isso para ele até a próxima quinta-feira. Vamos construir o SWOT – Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) – e em algumas frases dizer o que tem que ser melhorado. Não é obrigatório fazer, mas quem puder deve fazer a discussão para ser multiplicador no seu campus”, pontuou.

A consultoria irá sistematizar os documentos produzidos nas capacitações e levará dados preliminares para o próximo encontro, que será realizado com todas as comissões nos dias 26, 27 e 28 de novembro. O documento estará disponível na página da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional.

Fonte: www.ifes.edu.br