Página inicial > Notícias > Inscrições do mestrado para técnicos administrativos serão abertas na segunda (18)

Criado: Quinta, 14 de Novembro de 2013, 16h56 | Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2013, 16h56 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

apresentacaoTae01

Estarão abertas, a partir de segunda-feira (18), as inscrições para o Mestrado em Administração que será ofertado por meio de convênio firmado entre o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e a Fucape Business School.

Serão ofertadas 25 vagas para servidores técnico-administrativos. Os interessados deverão acessar o site da Fucape para se inscreverem. O período de inscrições vai até 6 de dezembro.

Para participar, o servidor pode possuir formação acadêmica em qualquer área, não é necessário ser graduado em Administração. Na hora da inscrição, o interessado deve ter atenção para se cadastrar na turma exclusiva para o Ifes (que estará sinalizada como tal no site), e não no programa de Mestrado em Administração oferecido para candidatos em geral.

O anúncio do mestrado, cuja linha de pesquisa será “Estratégia e Governança Pública e Privada”, foi feito no Teatro do campus Vitória, no dia 11, ao final da reunião das comissões do Plano Pedagógico do Ifes (PPI). O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, e o professor Aridelmo Teixeira, da Fucape, apresentaram mais detalhes sobre o programa, que será inteiramente custeado pelo Instituto para os servidores selecionados.

Denio explicou que foi percebido que havia uma grande demanda de capacitação por parte desses servidores, e que até o momento não havia sido realizado nenhum programa exclusivamente voltado para a formação dos técnicos administrativos. Ele ressaltou que a formação é de interesse da instituição e atende ao Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação - PCCTAE.

“Acredito que este mestrado será um marco e um passo que muda a instituição para melhor. Toda vez que o servidor pode se capacitar, isso melhora a instituição”, afirmou. O reitor ainda agradeceu o trabalho de todos os servidores envolvidos para viabilizar o convênio, destacando que a sua realização foi fruto de um ano de trabalho.

As 25 vagas serão distribuídas da seguinte maneira: duas vagas para o campus Vitória, uma para cada um dos demais campi, uma para a Reitoria e as restantes para ampla concorrência. O objetivo foi beneficiar todos os campi e levar a oportunidade também para o interior. O servidor inscrito concorrerá primeiramente à vaga destinada ao seu campus. Se não obtiver a pontuação necessária para aprovação, passará automaticamente a disputar as vagas de ampla concorrência, sendo classificado entre todos os outros candidatos.

A seleção, segundo o professor Aridelmo Teixeira, será feita por prova objetiva de 30 questões (da área de Gestão) e análise de currículo. A bibliografia para a prova estará contida no edital. No ato da inscrição, no site da Fucape, o servidor deverá fornecer seu currículo. Contarão pontos itens como anos de experiência em atividades de gestão, cursos prévios de especialização, publicações, entre outros.

A data da prova e demais passos da seleção – inclusive a divulgação dos resultados – estarão contidas no edital do mestrado, que será divulgado também na segunda-feira (18). A nota representará metade da pontuação final do candidato, sendo a outra metade a pontuação alcançada na análise de currículo. Haverá ainda entrevista com os selecionados (não classificatória, mas eliminatória).

As aulas serão iniciadas em março de 2014, e serão realizadas nas terças-feiras à tarde e ao longo de todo o dia nas quartas-feiras. O mestrado deverá ser realizado sem afastamento do servidor, que ficará, contudo, liberado para frequentar as aulas nos dias determinados. Caso haja desistência até o oitavo mês do mestrado, um suplente poderá ser chamado. Entretanto, o novo mestrando terá que realizar as disciplinas passadas em horários alternativos, ficando o seu ingresso condicionado à sua disponibilidade.

O Mestrado em Administração terá duração de dois anos. Aridelmo Teixeira explicou que, de acordo com o convênio firmado, os servidores terão no máximo 30 meses para concluírem o programa. No início, os mestrandos cursarão 288 horas de disciplinas obrigatórias. Em seguida, serão 108 horas de disciplinas optativas.

Veja a grade de disciplinas e a apresentação da Fucape.

Comprometimento

Aridelmo Teixeira reforçou que é necessário o comprometimento de todos os que ingressarem no mestrado, por isso, o servidor deve refletir sobre a realidade que encontrará. “A pessoa deve analisar se poderá ter foco nos estudos, deve planejar inclusive com a família, pois o trabalho é intenso. O curso acontece duas vezes por semana na sala de aula, mas há uma carga de trabalho a ser realizada fora dela. O objetivo das aulas é capacitar para pensar”, apontou.

Ele destacou que o papel do Ifes é de importância ímpar para a sociedade capixaba e disse ter expectativas muito positivas a respeito da parceria. “A expectativa é enorme, já que são duas marcas de qualidade e excelência: Ifes e Fucape. Esperamos produzir nesse mestrado um grupo muito forte, que vai elevar o padrão de todos os lados, tanto no Instituto quanto na Fucape”, afirmou.

Em sua apresentação, Teixeira lembrou que a Fucape Business School, criada há 13 anos, recebeu nota máxima na avaliação do Ministério da Educação - MEC e está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil.

O reitor do Ifes reiterou a necessidade de total comprometimento dos técnicos administrativos aprovados no programa. “Tem que haver compromisso, pois é um recurso público que está sendo aplicado. Tem que estar muito clara a responsabilidade”, disse. Denio também afirmou que ainda não há previsão de abertura de novas turmas. “Eu adoraria que tivéssemos uma alta demanda, mas novas turmas dependem das nossas finanças. Certamente trabalharemos para oferecer no futuro.”

Fonte: www.ifes.edu.br