Página inicial > Notícias > Comissões do Planejamento Estratégico se reúnem para três dias de trabalhos

Comissões do Planejamento Estratégico se reúnem para três dias de trabalhos

Criado: Segunda, 25 de Novembro de 2013, 11h15 | Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2013, 11h15 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

Os membros das Comissões Locais de Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes estarão reunidos entre os dias 26 e 28 para a próxima etapa do processo: a Oficina SWOT e Modelo Institucional. O evento acontece no campus Cariacica, no primeiro dia, e no Cerimonial Steffen, na Serra, nos dois últimos.

Essa fase tem o objetivo de contribuir para a construção da análise do ambiente externo e interno do Ifes, a partir de fatores críticos e desafios estratégicos identificados.

Os cerca de 210 membros das comissões (dos 20 campi do Instituto e Reitoria) trabalharão para entregar, ao final do evento, o Modelo Institucional Canvas, a Matriz SWOT e a definição dos grandes desafios estratégicos do Ifes. O Modelo Canvas é uma ferramenta de gerenciamento que consiste de um mapa visual, contendo os principais itens que constituem uma instituição e sua estratégia.

A Matriz SWOT – sigla, em inglês, para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças – é um inventário dos pontos fortes e fracos internos da organização, feito em conjunto com uma análise das ameaças e oportunidades que estão ao seu redor. Com isso, são delineados os grandes desafios do Instituto.

Na manhã do dia 26, os participantes vão assistir a uma palestra de apresentação de cenário do Espírito Santo. À tarde, serão divididos em grupos de trabalho para começar a pensar o Modelo Institucional Canvas. No dia seguinte, já no Cerimonial Steffen, será construída a Matriz SWOT. O último dia será de trabalho intenso em grupos para finalização da etapa.

Os próximos passos do planejamento são: Criação de Cenários; Encontros com a Comunidade; Oficina Mapa Estratégico e Modelo Institucional Futuro; Oficina Indicadores e Metas Estratégicas; Oficina Metodologia Gestão de Projetos; Oficina Ideias de Projetos; Oficina Modelo de Governança; Oficina de Balanceamento do Portfólio de Projetos; Divulgação do Planejamento aos Comitês; Divulgação do Planejamento aos Campi.

Pesquisa de Clima

Além do novo encontro das comissões, está em andamento a Pesquisa de Clima, outra etapa do Planejamento Estratégico. A pesquisa pode ser respondida diretamente por todos os estudantes, servidores técnicos administrativos e professores do Ifes. O formulário está on-line e há um questionário específico para cada uma dessas categorias. O prazo para participar é o dia 2 de dezembro.

A pessoa não precisa se identificar para responder, deve apenas informar de qual campus é. As respostas vão gerar um relatório do clima organizacional, que será utilizado pelos Comitês Locais de Planejamento Estratégico nas próximas atividades. A GDconsult, empresa que conduz o Planejamento Estratégico, ressalta que, quanto mais pessoas participarem, mais fiel será o cenário traçado.

Participe!

Clique aqui se você é professor.
Clique aqui se você é aluno.
Clique aqui se você é técnico-administrativo.

Fonte: www.ifes.edu.br