Página inicial > Notícias > Conheça o projeto do Cefor aprovado na Chamada CNPq-Setec/MEC nº 17/2014

Conheça o projeto do Cefor aprovado na Chamada CNPq-Setec/MEC nº 17/2014

Criado: Quarta, 07 de Janeiro de 2015, 09h10 | Publicado: Quarta, 07 de Janeiro de 2015, 09h10 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

O Ifes conseguiu aprovar 44 projetos na Chamada CNPq-Setec/MEC nº 17/2014 entre as 4 linhas de financiamento disponíveis. Um dos projetos aprovados pertence à Linha 4 – Situações Inovadoras – e foi proposto pelo Prof. Dr. Antonio Donizetti Sgarbi, do Cefor/Ifes.

O Projeto “Alfabetização Científica no Contexto da Cidadania Socioambiental na cidade de Vitória” acontece desde 2013. A proposta atual é para mais 2 anos (2015-2016), e acontecerá em parceria com a Prefeitura de Vitória e a SECTTI/ES. O objetivo é desenvolver uma experiência piloto de Alfabetização Científica e de formação de Agentes Socioambientais em duas escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura de Vitória em diálogo com os espaços não formais de educação da região metropolitana da capital. O projeto prevê o envolvimento de pais de alunos, professores, lideranças da sociedade civil e, sobretudo, de alunos do Ensino Fundamental. Os artefatos pedagógicos fundamentais para o desenvolvimento do projeto serão as hortas educativas, os manguezais, as praças de ciências, os museus etc., e as atividades serão desenvolvidas na forma de um laboratório de pesquisa e extensão, com uma metodologia do fazer com.

Este projeto pretende também estimular o desenvolvimento de uma cidadania socioambiental crítica e transformadora a partir do contexto local para se alcançar o contexto global, tendo a sustentabilidade como princípio norteador das ações e dos fazeres. Além disso, espera-se que o projeto contribua com propostas para a formação de professores nos cursos de Licenciatura, tornando-os aptos a realizar a Alfabetização Científica no contexto da cidadania socioambiental durante a prática pedagógica.