Página inicial > Notícias > ENEM 2015 – Data das provas e nova taxa de inscrição

ENEM 2015 – Data das provas e nova taxa de inscrição

Criado: Sexta, 15 de Maio de 2015, 10h42 | Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2015, 10h42 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

O MEC divulgou hoje, dia 14, que as provas do ENEM 2015 acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro a partir das 13 horas (horário oficial de Brasília). Elas terão a mesma duração: no primeiro dia, provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com 4 horas e meia de duração. No segundo dia, linguagens, matemática e redação, com 5 horas e meia de duração.

As inscrições deverão ser feitas no site do INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) de 25 de maio a 5 de junho.

A confirmação da inscrição deverá ser feita até o dia 10 de junho às 21h59min com o pagamento da taxa de inscrição, que sofreu um aumento este ano. Passou de R$ 35,00 (trinta e cinco) reais para R$ 63,00 (sessenta e três reais), um aumento que não ocorria há mais de dez anos.

A isenção da taxa de inscrição abrange os estudantes matriculados na rede pública e todos os inscritos que comprovarem carência.

Este ano, o estudante não receberá mais o cartão de inscrição por e-mail, deverá baixar do site do INEP.

Além disso, foram adotadas medidas de segurança como a proibição de usar o mesmo e-mail para fazer mais de uma inscrição, a obrigatoriedade de fornecer um número de telefone fixo ou celular e de criar uma resposta e pergunta de segurança no login.

A previsão, segundo o MEC, é de 9 milhões inscritos este ano. Em 2014, o ENEM avaliou 6,2 milhões de estudantes de um total de 8,7 milhões.

O Edital com todas as regras do ENEM 2015 será publicado no Diário Oficial da União, edição do dia 18/05 (segunda-feira).