Página inicial > Notícias > Cefor completa 10 anos em agosto

Cefor completa 10 anos em agosto

Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2016, 11h25 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

Comemoração será realizada no dia 11 de agosto, na nova sede. Veja alguns marcos da história do Cefor.

No mês de agosto, o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), completa dez anos de atividades. Na avaliação da diretora Vanessa Battestin, o Centro tem muito a comemorar e também vários desafios pela frente. Entre os motivos de celebração, estão os 3 mil alunos formados e capacitados para atuar na EAD e a capacidade de levar educação de qualidade a 35 municípios do Espírito Santo.

O Cefor oferece quatro cursos técnicos, duas pós-graduações lato sensu, uma pós-graduação stricto sensu e cerca de 25 cursos de Formação Inicial e Continuada a distância. Os cursos contam com diversos polos de apoio presencial: 27 polos de ensino superior e 14 polos de ensino técnico, que atendem a 35 municípios do Espírito Santo.

Criado em 11 de agosto de 2006, com o nome Centro de Educação a Distância (Cead), o Centro se dedicou também à formação dos profissionais da educação. Ao longo da última década, veio ainda trabalhando a favor da institucionalização da Educação a Distância (EAD) dentro da Rede Federal, o que acabou por transformar o Cefor em uma referência.

Para Vanessa, todo o avanço e reconhecimento atribuídos ao Centro estão atrelados ao trabalho sério desenvolvido por todos os servidores e colaboradores. “Ao longo dos 10 anos de experiência, o Cefor conseguiu se estabelecer como referência principalmente graças ao trabalho sério realizado. Isso fez com que ocupássemos, por diversas vezes, posição de vanguarda na EAD brasileira, no que concerne à estrutura administrativa, metodologia, elaboração de materiais didáticos, formalização de processos para EAD e, mais recentemente, institucionalização da EAD”, comenta.

Com esse histórico, o Centro conseguiu aproximar outros institutos federais, estabelecendo uma relação de confiança e colaboração com aqueles interessados em desenvolver esse modelo de ensino. Além disso, o Cefor-Ifes está presente nas comissões nacionais que definem as diretrizes para a EAD no Brasil. Segundo Vanessa, “esse diálogo acaba criando uma rede de conhecimentos, pois há muita troca de experiências que permitem o crescimento institucional de todas as partes”.

Desafios e expectativas
Um dos principais desafios para o Cefor é a institucionalização da Educação a Distância. Vanessa explica que é essencial garantir uma base sólida para o desenvolvimento desse modelo de ensino, sem depender exclusivamente do fomento dos programas federais, visto que o País passa por um momento de crise.

O Cefor já deu alguns passos importantes nesse sentido, como possuir um quadro próprio de servidores técnico-administrativos e docentes, oferecer desde 2015 cursos sem fomento externo, utilizando carga horária docente e os próprios campi do Ifes como polo. “Há muitas discussões ainda a serem realizadas, como distribuição orçamentária para cursos a distância, indicadores específicos, estabelecimento de parâmetros de carga horária docente, dentre vários outros. O Cefor pretende abrir diálogo com a comunidade do Ifes para que mais uma vez sejamos vanguarda na EAD brasileira”, aponta.

A expectativa para os próximos anos é a oferta de novos cursos, como o doutorado em Ensino e o mestrado profissional em rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ambos em processo de avaliação na Capes, a abertura do curso técnico em Libras e das pós-graduações lato sensu em Práticas Pedagógicas, Educação a Distância e Educação Ambiental. Além disso, há previsão de abertura de outros cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que são preparados de acordo com as demandas da sociedade e oferta de cursos dentro da iniciativa e-Tec Sem fronteiras, como Inglês, Espanhol e Português para Estrangeiros.

Comemoração

Para comemorar o aniversário do Cefor, será feito um evento no dia 11 em homenagem aos 10 anos de atividades e para a inauguração oficial da nova sede, em Vitória. Participarão do evento, além do reitor Denio Rebello Arantes e da diretora do Cefor, Vanessa Battestin Nunes, autoridades, políticos, servidores do Ifes e convidados.

Confira a programação:

13h às 16h - Abertura da turma de calouros do Educimat.
15h - Fórum de Comemoração de 10 Anos da UAB: Compartilhando Experiências
17h - Abertura e solenidade
18h30 - Momento Cultural
19h - Descerramento da Placa
19h15 - Coquetel

Veja alguns marcos da história do Cefor.

Fonte: Notícias Ifes

Assunto(s): Cefor , aniversário , 10 anos , EaD