Curso do Cefor de Programação irá atender meninas da periferia da Grande Vitória

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 16h02 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 16h13

O curso “Moodle de Lovelace – Curso Híbrido de Programação Python, C e Robótica: Uma chamada de meninas para as carreiras de computação” ofertado pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor/Ifes), em parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa Agenda Mulher do Governo do Estado do Espírito Santo, irá ofertar 150 vagas para as mulheres que tenham ensino fundamental completo e estejam na faixa etária entre 12 e 29 anos. Também serão destinadas três vagas, em cada turma, para homens que atendam aos mesmos requisitos e tenham interesse em participar como alunos apoiadores do grupo feminino.

O curso é voltado para mulheres que tenham interesse em aprender o pensamento computacional, programação e robótica e apoiem a proposta do curso que é incentivar o ingresso do público feminino nas carreiras de computação. E, embora tenha o objetivo de incentivar o ingresso do publico feminino na computação, há vagas destinadas ao público masculino que apoie as ações que incentivem o ingresso de mais mulheres nas carreiras de computação em sintonia com a proposta do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação.

As regiões contempladas com o curso são: Cariacica (Região 1), Cariacica(Região 8), Vila Velha (Região 4), Serra (Região 6) e  Vitória (Região 4).

As inscrições estão em andamento e vão até o dia 20 de outubro. A candidata interessada deverá fazer a sua inscrição pelo link disponibilizado na Página do processo seletivo. Somente serão admitidas inscrições via Internet.

As aulas terão início no dia 31 de outubro de 2019. O curso será oferecido em modalidade hibrida (a distância e presencial), com carga horária de 120 horas.

Faça sua inscrição:

PS 77/2019 - Curso híbrido de pensamento computacional, programação e robótica: uma chamada de meninas para a computação

Sobre o curso

O “Moodle de Lovelace – Curso Híbrido de Programação Python, C e Robótica Uma chamada de meninas para as carreiras de computação” é uma ação da Corte de Lovelace, grupo do parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação, do Programa Agenda Mulher do Governo do Estado do ES e da Fapes.
A Corte de Lovelace tem como objetivo realizar ações de popularização da computação oferecendo formação híbrida (presencial e a distância) em Pensamento Computacional, Programação e Robótica para as mulheres do Estado do Espírito Santo. A ideia é promover ações que contribuam para resgatar e incentivar a presença feminina nas carreiras de computação, uma vez que o número de mulheres nas áreas de computação tem diminuído drasticamente nos últimos anos. Vale ressaltar que a primeira programadora do mundo foi a condessa Ada de Lovelace e que, no passado, as mulheres tiveram grande destaque na computação.

Período do Curso:
Outubro/2019 a Dezembro/2019 - Pensamento Computacional e Programação
Fevereiro/2020 a Março/2020 – Robótica Educacional

Escolas que ofertarão o curso
EEEFM ANA LOPES BALESTRERO – FLEXAL – CARIACICA  (Região 1)
EMEF PADRE ANTHONIUS LUTE – NOVA ESPERANÇA – CARIACICA (Região 8)
EEEFM SILVIO ROCIO – SÃO TORQUATO – VILA VELHA (Região 4)
EMEF FEU ROSA – FEU ROSA – SERRA (Região 6)
EMEF ISAURA MARQUES – ANDORINHAS – VITÓRIA (Região 4)

Bairros pertencentes a cada Região Administrativa
CARIACICA REGIÃO ADMINISTRATIVA BAIRRO Região 1:  Aparecida; Del Porto; Flexal I; Flexal II; Modelo; Morada Feliz; Morro do Sesi; Nova Canaã; Porto de Santana; Porto Novo; Presidente Médice; Retiro Saudoso; Vila Oásis; Vila Petrônio.

CARIACICA REGIÃO ADMINISTRATIVA BAIRRO Região 8:  Nova Esperança; Nova Rosa da Penha I; Nova Rosa da Penha II; Padre Matias (Itaenga); Vila Cajueiro; Vila Progresso; Vila Progresso I; Vila Progresso

VILA VELHA REGIÃO ADMINISTRATIVA BAIRRO Região 4:  Cobilândia; Alecrim; Alvorada; Cobi de Baixo; Cobi de Cima; Industrial; Jardim do Vale; Jardim Marilândia; Nova América; Planalto; Rio Marinho; Santa Clara; São Torquato; Vale Encantado; Pólo Empresarial Novo México.

SERRA REGIÃO ADMINISTRATIVA BAIRRO Região 6: Castelândia; Centro Industrial do Município; Condomínio Ecológico Parque da Lagoa; Conjunto Jacaraípe; Feu Rosa; Ourimar; Portal Jacaraípe; São Pedro; Sítio Irema; Vila Nova de Colares.

VITÓRIA REGIÃO ADMINISTRATIVA BAIRRO Região 4: Andorinhas; Santa Martha; Joana D'arc; São Cristovão; Itararé; Da Penha; São Benedito; Bonfim; Santos Dumont; Santa Cecília; Maruípe; Tabuazeiro