Cefor promove ações de extensão nas diversas áreas do conhecimento

Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 15h25 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2019, 15h17

A Coordenadoria Geral de Pesquisa e Extensão (CGPE) do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor) tem desenvolvido diversos projetos de extensão que envolvem as áreas de História, Ciências Biológicas, Arqueologia e Tecnologia. O público-alvo são professores do ensino fundamental e médio da rede rede pública federal, estadual e municipal de todo o Brasil. A seguir serão apresentados os projetos de extensão em andamento.

Coordenado pelo professor Antônio Donizetti Sgarbi, tem o projeto “Navegando pela História: experiência de construção coletiva de práticas de ensino de História na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edna de Mattos”, em Bento Ferreira, em Vitória. Tem como objetivo principal construir coletivamente, e a partir do cotidiano de discentes e docentes, um roteiro de estudos para o ensino de História no nível Fundamental II. O projeto segue até maio do próximo ano.

Horta ProjetoGracaJá o projeto “Currículo por abordagem temática: a horta como artefato pedagógico na perspectiva da sustentabilidade”, coordenado pela professora Graça Lobino, é vinculado ao projeto de pesquisa intitulado “Laboratório Vivo: ponto de partida para educação sustentável no Ensino Fundamental na promoção da alfabetização científica”. Na prática, trata-se da continuidade de uma intervenção pedagógica realizada em 2018 em duas turmas de 4º ano, no âmbito do curso de extensão para formação de professores. Surgiu como demanda e iniciativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vercenilio S. Pascoal, localizada no bairro Joana D’arc, também em Vitória. A ação que teve início em fevereiro desse ano permanece até o final do mês de agosto de 2019.

No município da Serra há dois projetos em andamento coordenados pelo professor Carlos Roberto Pires Campos, que tem como objetos de estudo a Igreja e Residência dos Reis Magos, localizadas no município. O primeiro é o curso “Utilização pedagógica do patrimônio cultural do município de Serra”, o qual finaliza no dia 27 de agosto de 2019. Ele visa oferecer uma formação continuada em serviço na área de cultura e patrimônio a professores da Educação Básica, atuantes no Ensino Fundamental II.

E o segundo projeto é  “Educação e Patrimônio Cultural”, cujo propósito é proceder um levantamento de bibliografias, levantamento de sítios arqueológicos pré-coloniais e históricos do município de Serra e oferecer uma formação continuada em serviço, na área de cultura e patrimônio, a professores também da educação básica atuantes no Ensino Fundamental II. O intuito dessa ações de extensão é contribuir para compreensão das potencialidades pedagógicas do patrimônio histórico e arqueológico a fim de propiciar a aprendizagem a partir da vivência do conhecimento nos locais já citados.

igreja reis magos nova almeida

Foto: Igreja dos Reis Magos na Serra. Fonte: Publicação Setur - Prefeitura Municipal da Serra

Na área da tecnologia, a professora Vanessa Battestin coordena o projeto “Inclusão Sociodigital por meio do uso de aplicativos móveis em smartphones”. O objetivo é promover a inclusão sociodigital de moradores do bairro Tabuazeiro, em Vitória, na perspectiva de inserção social, por meio de artefatos tecnológicos móveis (smartphones) ao público jovem, adulto e idoso. No curso, que teve início no dia primeiro de agosto e finaliza em novembro de 2019, os alunos terão a oportunidade de potencializar o uso de seus smartphones a partir do acesso a conteúdos e orientações relacionadas ao uso de aplicativos específicos nas áreas de criação de sua identidade virtual, inclusão em redes sociais, uso de serviços públicos on-line, incentivo a práticas saudáveis de esporte, com uso de aplicativos voltados para cuidados com a saúde, e acesso às redes de bancos e tecnologias voltadas para a área financeira.

Aula Inaugural Fróis turma 18h

Foto: Aula inaugural do curso de Inclusão Sociodigital por meio do uso de aplicativos móveis em smartphones

Ainda nessa área, há mais dois projetos. Coordenados pela professora Jaqueline Maissiat, o primeiro intitulado “Formação continuada em tecnologias digitais no ensino dos esportes”, que é voltado para professores de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, em regência e em atuação na rede pública federal, estadual e municipal de todo o Espírito Santo. Objetiva refletir sobre as possibilidades e desafios do uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem dos jogos de rede/quadra dividida ou parede e rebote da unidade temática “esportes”, da Base Nacional Comum Curricular. O curso terá início no dia  12 de agosto com previsão de término para o dia 07 de outubro.

E o segundo projeto, que se inicía em outubro e segue até novembro desse ano, chama-se “Formação Continuada em Educação para a Televisão para Professores do Ensino Médio”. Destinado a professores do ensino médio, formados em qualquer licenciatura, sendo regente de classe em atividade na rede pública federal, estadual e municipal de todo o Brasil. A formação busca provocar reflexões sobre as diferentes linguagens midiáticas e preparar o cursista para a compreensão do atual contexto educacional e do papel das mídias no processo de ensino e aprendizagem.

Acompanhe mais informações sobre os cursos de extensão na página de Ações de Extensão administrada pela Coordenadoria Geral de Pesquisa e Extensão.