Abertas as inscrições para o curso "Moodle de Lovelace"

Publicado: Terça, 06 de Novembro de 2018, 15h21 | Última atualização em Quinta, 08 de Novembro de 2018, 11h39

Estão abertas as inscrições, de 29 de outubro a 12 de novembro, para o curso "Moodle de Lovelace – Curso de Programação Python: Segunda chamada de meninas para a carreira de computação", na modalidade a distância. O curso é voltado para qualquer pessoa que atenda aos requisitos do edital, e não é exclusivo para as mulheres, mas para todos aqueles que apoiam a iniciativa de incentivar o ingresso das mulheres na computação em sintonia com a proposta do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação. Serão disponibilizadas 40 vagas distribuídas para alunos do Ifes, público externo e pessoas com deficiência.

O “Moodle de Lovelace” - nome escolhido em homenagem à Ada Lovelace, primeira programadora do mundo – faz parte de um projeto desenvolvido pela professora Márcia Gonçalves e algumas de suas alunas de Iniciação Científica: a “Corte de Lovelace”. A iniciativa tem o objetivo de, por meio da Educação a Distância (EaD), realizar inclusão na área de programação ensinando mulheres, incluindo as surdas. Apesar disso, o curso não é exclusivo a este público, sendo voltado, também, para incentivadores da ideia.

O curso de programação do Cefor é uma ação da Corte de Lovelace que recentemente foi reconhecida como projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação. Além disso, o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância foi contemplado com um selo de reconhecimento do projeto Meninas Digitais. A diretora Vanessa Battestin e a coordenadora geral de ensino, Isaura Nobre, receberam o selo das Meninas Digitais da SBC  pelo apoio ao curso.

A atitude do grupo, pioneira no estado capixaba, faz parte de um movimento maior que vem ganhando força nacional. A Sociedade Brasileira de Computação (SBC), há alguns anos, promove ações a fim de resgatar o público feminino para esta área, majoritariamente masculina. De acordos com dados do início deste ano, as mulheres representam apenas 25% da força de trabalho da indústria digital e somente 18% dos títulos de graduação em Ciências de Computação. Os números foram disponibilizados no evento “Por um Planeta 50-50 em 2030: Mulheres e Meninas na Ciência & Tecnologia”, organizado pela ONU Mulheres, em parceria com a UNESCO e a empresa de análise para decisões de crédito Serasa Experian.

Acesse o edital

Processo seletivo para o Curso Moodle de Lovelace – Curso de Programação Python: Segunda chamada de meninas para a carreira de computação (EAD)

Publicação de artigos científicos divulgam o curso Moodle de Lovelace

O trabalho desenvolvido pela professora Márcia Gonçalves, pela aluna Mônica Ferreira, alunas de Iniciação Científica e pelas professoras convidadas Lucinéia Barbosa  e Soraya Roberta (do Projeto Poesia Compilada) em relação ao curso Moodle de Lovalace, resultou na publicação de três artigos científicos. O primeiro no XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, em Natal, no mês de julho, intitulado “O Moodle de Lovelace: Um Curso a Distância de Python Essencial, Ativo e Prático para Formação de Programadoras”, cujos autores foram Márcia Gonçalves de Oliveira, Rutinelli da Penha Fávero, Mônica F. da Silva Lopes, Anne Carolina Silva, Jennifer Gonçalves do Amaral e Helen França Medeiros.

No mês seguinte, os autores Mônica Ferreira Silva Lopes, Gabriel Silva Nascimento, Lucineia Barbosa da Costa Chagas, Anne Caroline Silva e Márcia Gonçalves de Oliveira, apresentaram o segundo artigo, “Desenvolvendo habilidades básicas de programação para promover acessibilidade de surdos em curso de programação a distância”, no V Concefor (Congresso Regional de Formação e Educação a Distância), no Cefor.

E a mais recente publicação, intitulada “Recomendações de Ações e Tecnologias para a Acessibilidade de Surdos em Curso de Programação a Distância”, cujos autores são Márcia Gonçalves, Mônica Ferreira, Anne Carolina Silva, Lucineia Barbosa, Gabriel Silva Nascimento e Jennifer Gonçalves, foi apresentado no  Workshop de Informática na Escola do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, (CBIE 2018), realizado entre 29 de outubro e 01 de novembro, em Fortaleza.

33151233 251766608704093 742917655878434816 o

38301057 2111895032390542 285089449388277760 o