Diretora do Cefor discute sobre a institucionalização da EaD no IFAL

Publicado: Quinta, 25 de Agosto de 2016, 09h34 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

Vanessa Battestin Nunes proferiu palestra sobre institucionalização da EaD durante o I CONAC, em Alagoas.

imagem sem descrição.

A diretora do Cefor, Vanessa Battestin Nunes, foi convidada a proferir palestra sobre institucionalização da EaD, no último dia 18/08, no I Congresso Acadêmico do Instituto Federal de Alagoas (CONAC), realizado no campus Palmeira dos Indios - AL.

Vanessa destacou os desafios, ganhos e possíveis caminhos da institucionalização da educação a distância (EaD), a partir da experiência do Cefor/Ifes e da Rede Federal. Em sua palestra, apontou como opções para esta institucionalização o apoio à implantação de novos cursos sem fomento, a reformulação das metodologias de EaD para cursos sem fomento, a ampliação do apoio aos campi em EaD, o uso das TIC e a utilização dos 20% a distância nos cursos presenciais, e o aumento da adesão dos campi em ser polo ou disponibilizar pessoal para tutoria.

Também participaram deste evento compartilhando suas experiências na gestão das instituições às quais estão vinculados, Sidinei Cruz Sobrinho, do Instituto Federal Farroupilha-RS, e André Dala Possa , do Instituto Federal de Santa Catarina, expondo sobre os desafios e resultados da adoção do currículo do curso técnico integrado em três anos e da curricularização da extensão.

O evento, que teve como público-alvo servidores e alunos do IFAL, também contou com a participação de profissionais da educação de várias instituições de ensino, dentre as quais o Instituto Federal do Ceará, a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Ceará, que proferiram palestras compartilhando experiências sobre temas relacionados ao ensino e à extensão.

Outras informações sobre o evento e as palestras proferidas estão disponíveis em: http://www2.ifal.edu.br/noticias/conac-palestras-do-segundo-dia-enfocam-ensino-integrado-extensao-e-ead

A Diretora do Cefor, Vanessa Battestin, após palestra no IFAL
A diretora do Cefor, Vanessa Battestin, após palestra no IFAL

O Cefor e a institucionalização da EaD

O Cefor tem constantemente participado de discussões sobre a institucionalização da EaD desde 2009. Em 2010, participou de discussão no Conif que gerou a proposta de regulamentação da EaD nos Institutos Federais. Em 2012 participou de discussões no FDE/Conif, que gerou a proposta de Institucionalização da EaD nos IFs. Em 2015 participou de reunião da UNIREDE sobre o tema. Em 2016 participou do GT de Institucionalização da EaD da Setec, que gerou a proposta de matriz orçamentária da EaD para o Forplan/Conif e, em seguida, do GT de Institucionalização da EaD do FDE/Conif em 2016, cujas atividades estão em andamento. Além disso, a diretora Vanessa Battestin tem sido convidada a participar de diversos debates sobre essa temática, como nas mesas redondas no CONEPT – IFSP e no FORGRAD Sudeste, em 2015, no Concefor - Ifes, em 2016, e em palestras no IFB, em 2015, no IFAL e futuras no IFAM e IFRN, em 2016. O Cefor tem, ainda, recebido constantemente visitas de outros Institutos Federais, como IFB, IFSP, IFPR, IFPA, IF Goiano, IFF, IFMS, entre outros.

Ifes fortalece discussões do GT de institucionalização da EaD na Rede Federal

Diretora do Cefor participa de reunião do GT de institucionalização da EaD do FDE/Conif