Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cefor recebe professora da Universidade do Porto

Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2018, 15h44 | Última atualização em Terça, 11 de Dezembro de 2018, 15h52

O intercâmbio entre pesquisadores estrangeiros e brasileiros nos Institutos Federais e Universidades é uma atividade importante no contexto acadêmico, pois promove a troca de conhecimento e agrega valor às instituições. Partindo dessa perspectiva, o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) recebe nessa semana a professora doutora Clara Vasconcelos, da Universidade do Porto - Portugal.

A visita da professora é resultado do Termo de Cooperação assinado em 2012 entre a Universidade do Porto e o Instituto Federal do Espírito Santo. Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), Sidney Quezada, “esta ação de intercâmbio internacional com o Programa de Pós-graduação em Educação Ciências e Matemática do Ifes favorece o caráter e excelência em ensino e agrega valor para aprovação do futuro do programa de doutorado”.

Clara Vasconcelos que é especialista em PBL (Problem Based Learning),  ministra entre os dias 11 e 13 de dezembro, o workshop: "PBL (Problem Based Learning) no Ensino de Ciências", com carga horária de 9 horas, voltado para professores da Ufes, Ifes, Sedu e da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), alunos e ex-alunos do Educimat. O PBL é uma sigla que vem do inglês, Problem Based Learning, que representa a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) sendo um novo método de ensino que vem ganhando muito espaço entre os educadores.

O professor de Química Ernesto Ferreira, do Ifes - Campus Vila Velha, participante da oficina, destacou que está sendo uma ótima oportunidade de troca de conhecimento com uma pesquisadora de renome europeu e está torcendo para que essa prática possa ser executada no dia a dia da sala de aula. Inclusive, o campus tem o objetivo de criar um curso técnico concomitante a metodologia de resolução de problemas no Ensino Médio.”

Além da oficina, durante a semana, Clara Vasconcelos já participou de reuniões dos grupos de pesquisa do Educimat e fará parte da banca de mestrado da aluna Juliana Corrêa Taques Rocha, sob a orientação da professora Manuella Amado, cujo título é Aprendizagem baseada na resolução de problemas a partir de questões socioambientais na RDS concha d’ostra: educação ambiental em espaços de educação formal e não formal.

A visita da professora pesquisadora será encerrada no dia 13 de dezembro, quando irá ministrar a palestra Aprendizagem baseada em Resolução de Problemas no Ensino de Ciências, no VIII Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (VIII SECIM/2018), que acontece nos os dias 13 e 14 de dezembro, no auditório do Cefor.

 

Saiba mais sobre a professora

Clara Vasconcelos é Professora Auxiliar Agregada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal. Doutora em Educação, fez a Agregação na área da Educação em Ciências. Os temas atuais de interesse são as Metodologias de Ensino das Ciências, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a Geoética.

 

professoraClara 1

 

professoraClara 2

 

professoraClara 4

 

professoraClara 7

 

professoraClara 9

registrado em:
Fim do conteúdo da página